terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Retrospectivas da Semana do Jornal Nô Pintcha



Jornais da Guiné-Bissau

  • Serifo Nhamajo ergue bandeira pa reconciliação e da paz
  • Serifo Nhamajo e Rui Duarte de Barros galardoados com título Honoris causa
  • Balão de oxigénio: Cinco organizações nacionais beneficiam de financiamento do PNUD

Serifo Nhamajo ergue bandeira pa reconciliação e da paz
Bissau (Jornal Nô Pintcha, 25 de Janeiro de 2013) -  O jornal Nô Pintcha,trouxe sexta-feira, 25 de janeiro na capa, o título “Serifo Nhamajo ergue bandeira pa reconciliação e da paz”.
De acordo com esse semanário do Governo, o presidente da República de Transição afirmou que as autoridades de transição não estão em condições de fazer tudo o que é urgente, mas vão criar as bases para que o Governo e o chefe de Estado provenientes das próximas eleições, possam ter orientações claras e necessárias para a governação do país.
Nhamajo falava aquando da sua recente estada na região de Bafatá, no âmbito da segunda etapa da sua presidência aberta, entre os dias 20, 21 e 22 do corrente.
A mensagem que vos trouxe, se dizia Manuel Serifo Nhamajo, é da paz, entendimento, harmonia, tranquilidade e de unidade nacional. Ele ainda fez saber que a Guiné Bissau não pode avançar enquanto os guineenses não se respeitarem uns aos outros.
No artigo, que cobre duas páginas enfeitadas com fotografias, Nhamajo, que se fazia acompanhar da esposa, Isolina Nhamajo, do CEMGFA e ministros, destacou também que “não existe o nepotismo na política, mas há sim o saber fazer”.

Nô Pintcha: Serifo Nhamajo e Rui Duarte de Barros galardoados com título Honoris causa
Num outro título, na terceira página, o Nô Pintcha refere que o PRT Serifo Nhamajo e o primeiro-ministro de transição, Rui Duarte de Barros, foram galardoados no passado dia 18 deste mês, com o título Honoris causa pelos seus respetivos desempenhos a favor da paz e estabilidade neste processo de transição de pôs-golpe de Estado na Guiné Bissau.
A iniciativa, avança o jornal, intitulada “Transição Sem Sangue”, foi protagonizada por três instituições internacionais, nomeadamente a International Human Rights Commission, o Parlamento Mundial para a Paz e Segurança e a International Diplomatic Cooperation, vulgo INTERDIPCO, que se encontravam no país desde 14 de janeiro.
Pela ocasião da entrega do galardão, o embaixador paquistanês e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do seu país, Muhammad Shid Amin Khan, que preside a Human Rights Commission, justificou a atribuição do título Honoris causa as duas personalidades guineenses como um ato de reconhecimento pelos seus empenhos nesta transição política na Guiné Bissau.
As três organizações internacionais, insiste ainda o Nô Pintcha, “têm apreciado a evolução da situação nos últimos tempos na Guiné Bissau” pelo que o diplomata paquistanês assegurou “que as três instituições pretendem mesmo jogar um papel forte no resgate da imagem do país e dos guineenses no exterior”. política.
Nô Pintcha: Balão de oxigénio: Cinco organizações nacionais beneficiam de financiamento do PNUD
Cinco organizações da Guiné Bissau beneficiaram de financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desemvolvimento(PNUD) no quadro de cumprimento de três objetivos de desenvolvimento do milénio, escreve esse semanário na sua edição número 2223, de 25 de janeiro findo.
Esses três objetivos são, nomeadamente o combate à pobreza extrema e à fome, a igualdade e equidade de género e a sustentabilidade do meio ambiente.
O PNUD, através do seu oficial de programa Ousmane Coulibally, assinou o protocolo de acordo de financiamento no dia 24 de janeiro e as cinco organizações que vão beneficiar são, designadamente a NUNATIS, NADEL, ANCOPE-GB, ASV-CPLP e a Intervenção Feminina, regista o Nô Pintcha na sua última página.
O financiamento visa capacitar essas organizações e garantir-lhes apoio das suas atividades na esteira das metas traçadas pelas Nações Unidas.
GBISSAU

Sem comentários:

Enviar um comentário