sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aos sessenta, não se tenta...




"O Carlos Gomes Jr., que não avance". Esta tem sido a posição de alguma comunidade internacional, preocupada com o eventual avanço do chefe do Executivo guineense para candidato do PAIGC a Presidente da República. "O mandato do primeiro-ministro acaba em Novembro. Para quê então apressar-se para chegar à presidência?". De facto, essa preocupação encontra eco numa coisa: a pessoa do primeiro-ministro parece talhado para perder numa coisa: nas urnas. E dentro do 'seu' partido - o PAIGC.

Por estes dias, no PAIGC, o cálculo mental tem desafiado e tirado o sono aos seus membros. Sobretudo os membros do Comité Central (entre dois congressos, o órgão maximo, com 351 membros), que se reunirão na próxima 4a feira para decidir que candidato escolher para candidato às eleições presidenciais marcadas para o próximo dia 18 de março.

Para já, um nome surge para desafiar esta audácia do primeiro-ministro Carlos Gomes Jr.: Serifo Nhamadjo, actual presidente da Assembleia Nacional Popular em exercicio, a que junta com a 1a-vice-presidência da assembleia da CEDEAO. Um pensador, um politico brilhante, com provas dadas nos intervalos em que assumiu - ainda que interinamente - o cargo de Presidente da ANP. Soares Sambú, é outro nome na corrida a ter em conta. Sambu foi conselheiro Político e Diplomático do Presidente Malam Bacai Sanha.

E, para candidatar-se, bastará ao primeiro-ministro suspender o seu mandato como primeiro-ministro. Recorde-se que os estatutos do PAIGC, hoje, dizem preto no branco que, se houver mais do que um candidato, a opção será a urna. Não há cá investiduras. Menos ainda o voto maroto de braço no ar. Será voto a voto - nada de aclamações, portanto.

As derrotas de Cadogo nas urnas, no PAIGC, são por demais evidentes. E foram sucessivas. Em 2009, Carlos Gomes Jr., quis para candidato do partido a presidente da República, o Raimundo Pereira (actual presidente da República interino). Pediu o voto de braço no ar. Foi-lhe recusado: o povo que faz o partido queria a urna para se expressar sem depois sofrer represálias. E, nas urnas, os votos inclinaram-se para o candidato Malam Bacai Sanha. Ganharia: o partido, e, depois, a República.

Depois houve o congresso da UDEMU (União Democratica das Mulheres), a porca voltou a torcer o rabo. Carlos Gomes Jr., apostou em Teodora Inácia Gomes, uma histórica do PAIGC, já ultrapassada. Nas urnas, acabaria por vencer a candidata apoiada pelo malogrado Presidente Malam Bacai Sanha, Eva Gomes.

Para a JAAC e a CONQUATSA, Carlos Gomes Jr apresentou um requerimento: queria que fosse o presidente do partido - ele - a escolher os presidentes destas duas organizações. O partido recusou e reenviou o documento para a origem. Está suspenso, até hoje...

Hoje, e com razão, o medo persiste: Será que o primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., deve avançar para a eleição dentro do PAIGC? Se sim, as urnas lá estarão para, novamente, ditar a sentença e trocar-lhe as voltas. AAS