sábado, 12 de novembro de 2011

GUINÉ-BISSAU: INVESTIDORES BATEM À PORTA




      
DG_guichet_nico_com_Mamasamba_da_Anag

A melhoria do ambiente de negócios resultante das reformas da gestão pública e da relativa estabilidapolítica está a despertar o interesse dos investidores.
Em meados de Setembro último, a Federação Empresarial de Singapura convidou organismos públicos e privados guineenses para uma reunião em Dacar, no Senegal, sobre negócios e investimentos com parceiros da África Ocidental.
 Nesse encontro, a comitiva da Guiné-Bissau avistou-se com a companhia OLAM, um dos gigantes mundiais da agro-indústria e do comércio de produtos tropicais e alimentos, que tenciona instalar no país uma unidade de processamento de pelo menos 30 mil toneladas de castanha de caju, e investir cerca de 50 milhões de dólares na produção de arroz. Esta iniciativa encaixa perfeitamente no programa do Governo de promoção da industrialização do caju, devido ao acréscimo de mais valia que se obtém com a exportação da castanha já transformada, ao invés da sua venda em bruto, como vem acontecendo todos estes anos. A presença da OLAM, que abandonou o país há cinco anos devido a um diferendo com o fisco e com um sector do empresariado local, poderá arrastar outros actores, nomeadamente os indianos, que são os principais compradores do caju guineense, reputado de excelente qualidade. Tanto mais que outros concorrentes se perfilam, caso dos chineses. A produção do arroz, para garantir a autosuficência e a segurança alimentar e economizar divisas gastas com a importação do cereal, também é uma prioridade nacional. A cultura intensiva do arroz, o maior produto de consumo na Guinér-Bissau, é também o sector onde um grupo de empresários catalães investe há dois anos, no vale do Rio Geba, na Região de Bafatá, no leste do país, e com óptimos resultados. O próprio Governo obteve em Agosto financiamento para iniciar em 2012 um projecto de semelhante, que graças à irrigação, permitirá produzir arroz tanto na época das chuvas como no período seco. 

Novo Comissário Guineense na UEMOA





O economista Ibraima Diemé é o novo comissário guineense na UEMOA. A cerimónia de posse decorreu a 1 de Setembro, em Uagadugu, perante os três juízes do Tribunal de Justiça da União. Diemé substituiu o engenheiro Rui Barros, que cumpriu dois mandatos na Comissão.
Antigo secretário de Estado do Plano e nascido em 1956, Diemé fez os seus estudos universitários na Argélia. Já era funcionário da UEMOA, onde exerceu o cargo de Director adjunto do Secretariado da Comissão, em Uagadugu, antes da sua nomeação para conselheiro do Presidente Malam Bacai e da primeira-dama, Mariama Mané. Agora fica encarregado do Departamento do Desenvolvimento Rural, dos Recursos Naturais e do Ambiente.
 
A tutela dos Serviços Administrativos e Financeiros, que esteve atribuída a Barros, passou agora para um comissário do Togo. Ibraima Diemé é o terceiro guineense comissário da UEMOA. O primeiro foi Pedro Godinho Gomes, que dirigia o Departamento do Desenvolvimento Social e Cultural.  

PROJECTO DE FOSFATOS DE FARIM AVANÇA O FUTURO DE “DINDIN BANCÔ” CHAMA-SE PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO





O progresso do projecto é satisfatório. Empresas especializadas foram envolvidas no projecto, numerosas visitas de trabalho de especialistas de renome mundial foram feitas na Guiné-Bissau e os estudos e trabalhos sobre o jazigo prosseguem normalmente.
  Estão sendo adquiridos equipamentos diversos, nomeadamente equipamentos para os trabalhos de hidrogeologia e meteorologia para monotoriamento dos “sites”, e, para o reforço da capacidade da empresa na Guiné-Bissau. 

Os esforços foram intensificados no sentido de acelerar o desenvolvimento do projecto, sem perder de vista os problemas ambientais, culturais e institucionais locais e nacionais.
  As relações entre a empresa, as institucionais envolvidas no projecto e as populações são boas e permitiram criar condições para o rápido avanço do projecto.
  É neste âmbito que a GB Minerals já adquiriu e colocou em Farim um barco de transporte de pessoas, cargas e viaturas, que para além de servir em exclusivo às necessidades do próprio projecto, poderá, em caso de urgência e extrema necessidade, apoiar o Governo Regional e Sectorial em situações exclusivamente de emergência, principalmente quando estão em jogo problemas de saúde.
  Segundo apurámos junto aos responsáveis da GB Minerals, o barco em questão não efectuará serviços comerciais nem servirá de concorrência aos barcos e demais transportes comerciais que operam no rio Farim.
  Também e segundo apurámos junto aos responsáveis da GB Minerals, o projecto entrou numa fase decisiva e crucial, estando na ordem do dia a conclusão dos trabalhos de sondagem e avaliação dos recursos em fosfatos e demais outros minerais existentes nas zonas de estudo, como igualmente na concepção e compra dos materiais a serem utilizados na extracção e separação dos minérios, a par das avultadas obras de infra-estruturas que servirão de base de apoio aos trabalhos em curso.

Para a GB Minerals, seria salutar, que o Governo acelerasse os processos aprovação e assinatura dos documentos que se encontram na sua posse, nomeadamente o Contrato de Exploração, o Acordo de Incentivos e o Acordo de Compensação, o que daria um impulso maior a estes trabalhos e ajudariam sobremaneira o país a dar mais um grande salto em frente.
Os próximos artigos falarão dos progressos e dos avanços já conseguidos pela GB Minerals e do futuro das explorações de fosfatos na Região de Farim.

Bandeira do CNT hasteada na embaixada da Guiné-Bissau


   
Bissau - A embaixada da Líbia na Guiné-Bissau tem desde sexta- feira hasteada a bandeira do CNT, Conselho Nacional de Transição, dois meses depois de ter sido mandada tirar pelo governo de Bissau e quase um mês após a morte de Kadhafi.  

  Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros disse a imprensa internacional que o secretário de Estado das Comunidades,
Fernando Gomes Dias, se reuniu esta sexta-feira com o encarregado de negócios da embaixada da Líbia em Bissau, a quem deu autorização para hastear a bandeira, de acordo com uma "orientação das autoridades" guineenses. 

  Na embaixada da Líbia, que estava há dois meses sem bandeira, a bandeira do CNT foi hasteada às 12:00 de  sexta- feira.  

   A 29 de Agosto foi hasteada na embaixada da Líbia em Bissau a bandeira do CNT, mas a 5 de Setembro foi retirada, por ordem do
governo.  

 Na altura, Fernando Gomes Dias justificou  que o governo ainda não tinha tomado nenhuma posição, pelo que de imediato tinha
mandado retirar a bandeira, o que não foi acatado pela embaixada. Perante a situação, voltou a insistir, acabando a bandeira por ser
tirada a 5 de Setembro.  

 A Líbia está sem embaixador há vários meses, já que Naji Algaddari se ausentou do país e não voltou a Bissau.  

  No tempo de Muammar Kadhafi a Líbia era um dos principais apoiantes da Guiné-Bissau, com apoio financeiro e político. Bissau
recebia ajudas que iam de alimentos a material para as Forças Armadas. 


Dom José Lampra Cá é o novo bispo de auxiliar de Bissau


 Bissau - A Guiné-Bissau tem a partir de hoje um novo bispo, depois de muitas centenas de pessoas terem assistido na Sé Catedral à ordenação de Dom José Lampra Cá como bispo auxiliar de Bissau, anunciou a Lusa.  

  Sob a presidência de Dom José Camnate, bispo de Bissau, a cerimónia decorreu defronte da Sé de Bissau, para que todos pudessem assistir à ordenação, e durou toda a manhã, com a presença de bispos de países vizinhos e do representante do papa Bento XVI para o Senegal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Mauritânia, Dom Luís Mariano Montemayor. 

   Dom José Lampra Cá foi nomeado por Bento XVI a 13 de maio último e escolheu como lema "procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça". 

   Hoje, na Sé Catedral, perante Dom José Camnate e os muitos bispos presentes, assistiu ao cântico de entrada que marcou o início da cerimónia e depois à homilia, fazendo depois as promessas e sujeitando-se à imposição das mãos, uma cerimónia em que todos os bispos puseram as suas mãos, em silêncio, sobre a cabeça de Dom José Lampra Cá.  

  Depois seguiu-se a unção da cabeça e o receber o livro de evangelhos, o anel, a mitra e o báculo pastoral, símbolos atribuídos na ordenação dos bispos.  

  Num país com uma grande percentagem da população muçulmana, Dom José Camnate considerou que a nomeação de mais um bispo para a Guiné-Bissau é um sinal que evidencia "o crescimento da Igreja" da Guiné-Bissau.  

  Dom José Lampra Cá nasceu em Blom, região de Biombo, em 1964, e foi batizado a 10 de julho de 1977. Entrou para o Seminário Menor Diocesano de Bissau em 1985 e em 1997 foi ordenado presbítero. Há 11 anos foi enviado para Roma para estudos especializados em Filosofia e regressou a Bissau em 2005                                                                                                                          Era até agora membro do conselho presbiterial e da comissão inter-diocesana de acompanhamento de sacerdotes recentemente ordenados, e reitor do Seminário Menor Diocesano.  

  Domingo irá celebrar a sua primeira missa na Sé Catedral de Bissau.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

GUINE BISSAU 1 X TOGO 1


GUINE BISSAU EMPATA EM CASA FRENTE A SELECAO DE TOGO POR UMA BOLA

As equipes que disputam a primeira fase das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, entraram em campo pela primeira vez nesta sexta-feira. A seleção da Guine Bissau consiguiu um empate de 1 a 1 frente a togo.
O primeiro gol da partida da tarde desta sexta-feira foi dos visitantes, com Gakpe, aos 32 minutos do primeiro tempo. Mas eles não tiveram muito tempo para comemorar, pois cinco minutos depois os donos da casa empataram o placar, de pênalti.
A partida de volta acontece na próxima terça-feira, quando a seleção do Togo jogará em casa e poderá contar com o super reforço de Adebayor.
Outras nove partidas aconteceram nesta sexta-feira pela primeira fase das eliminatórias africanas para a Copa do Brasil. Destaque para as goleadas fora de casa da Namíbia sobre Djibuti, por 4 a 0, e do Congo sobre San Tome e Principe, por 5 a 0. Somália e Etiópia entram em campo neste sábado.
Veja os outros jogos da primeira fase das eliminatórias africanas:
Sexta-feira:
Suazilândia 1 x 3 DR Congo
São Tomé e Príncipe 0 x 5 Congo
Seychelles 0 x 3 Quênia
Comores 0 x 1 Moçambique
Djibuti 0 x 4 Namíbia
Eritreia 1 x 1 Ruanda
Chade 1 x 2 Tanzânia
Guiné Equatorial 2 x 0 Madagascar
Lesoto x Burundi

califa soares cassama e o novo director da radio difusao nacional de Guine Bissau




Bissau – Califa Soares Cassamà, ex-chefe de redacção da rádio Pindjiguiti e Correspondente da Rádio Difusão Portuguesa para África, RDP África, foi indigitado a exercer as funções do Director-geral da Radiodifusão Nacional da Guiné-Bissau.
A escolha de Califa Soares Cassamà foi anunciada esta semana, num comunicado da última reunião do Conselho de Ministros, substituindo assim o cargo do jornalista Hipólito José Mendes.

Esta quinta-feira, 10 de Novembro, na cerimónia de passação, entre a actual e a antiga direcção, o Secretário-geral da Presidência do Conselho de Ministros disse que «garantir a continuidade significa lançar a semente».

Para Olívio Pereira, a RDN afirma-se definitivamente como uma instituição de referência obrigatória, com a entrada do novo Director.

Foi uma ocasião para o Director-geral cessante pedir aos profissionais da RDN para colaborarem com o novo director.

Hipólito José Mendes reconheceu ainda que Califa Soares Cassamà tem uma tarefa árdua pela frente mas, contudo, disse esperar melhores dias.

O novo Director-geral da RDN afirmou que, no seu entender, falta fazer um diagnóstico geral da situação para que se possam definir as prioridades.

Esta é a terceira escolha da ministra da Comunicação Social, Maria Adiatu
Djalo Nandigna, de pessoas fora do seu pelouro, para executar as funções de Directores-gerais.

A primeira aconteceu com Victor Cassamà, dirigente desportivo de longo prazo, eleito em 2010 para as funções do Director-geral da Imprensa Nacional – INACEP.

Luís Barros, funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, foi indicado recentemente para o cargo do Director-geral da Televisão da Guiné-Bissau.

Desta vez foi Califa Soares Cassamà, jornalista sénior da primeira emissora provada guineense, a assumir o cargo de Director-geral da Rádio Nacional.

País discute em Dakar possibilidade de voltar a integrar missões de manutenção de paz


Bissau - A Guiné-Bissau discute em Dakar, Senegal, a possibilidade de voltar a integrar missões de manutenção da paz no continente africano, nas quais não participa desde 2006, disse à Lusa fonte militar.
 
De acordo com a fonte, é o próprio Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, António Indjai, quem está a discutir com o seu homólogo senegalês, general Abdoulaye Fall, essa possibilidade, já que o Senegal é neste momento o coordenador das missões de manutenção de paz a nível da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). 
 
  
A Guiné-Bissau deixou de ser integrada nas missões da ECOMOG (força de manutenção de paz da CEDEAO) na sequência de motins de soldados guineenses regressados da Libéria, acção no âmbito da qual foi assassinado o então chefe do Estado-Maior General, Veríssimo Correia Seabra. 
 
    
Os soldados alegaram que estavam a reclamar o pagamento do soldo a que tinham direito pela participação na missão de manutenção da paz na Libéria.
 
  
Segundo a mesma fonte, é intenção do actual Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas guineenses que soldados da Guiné-Bissau voltem a integrar missões de manutenção da paz no âmbito da ECOMOG "ainda no decurso deste ano ou já no início do próximo". 
 
   
António Indjai tenta convencer a coordenação actual da ECOMOG sobre a importância da presença de soldados guineenses nessas missões, sobretudo tendo em conta a necessidade de os jovens militares da Guiné-Bissau ganharem experiência, referiu a fonte. 
 
   
Militares guineenses destacaram-se em missões de manutenção de paz tanto em países da sub-região, no âmbito da ECOMOG, como noutros países africanos, nomeadamente Rwanda ou Angola. 



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Guiné-Bissau: Greve dos professores desconvocada, aulas recomeçam quinta-feira



Bissau, 09 nov (Lusa) - A greve dos professores do ensino básico e secundário da Guiné-Bissau foi hoje desconvocada e as aulas recomeçam na quinta-feira, disse à Agência Lusa o presidente do SINAPROF (Sindicato Nacional dos Professores), Luís Nancassa.
"Acabámos de sair de uma reunião com o Governo e chegámos a acordo", disse Luís Nancassa esta noite à Agência Lusa, acrescentando que o executivo se "comprometeu em cumprir com todas as reivindicações dos professores".
Por isso, o dirigente sindical apelou a todos os professores para que regressem às aulas já na quinta-feira.

Norton de Matos preparado para o Togo



.
O selecionador da Guiné-Bissau, Luís Norton de Matos, está confiante para a eliminatória com o Togo, para as fases de qualificação da CAN’2013 e Mundial’2014, cuja primeira mão se realiza em Bissau já amanhã. “É um adversário muito forte. É cabeça-de-série, reforçado por diversos jogadores que tinham abdicado após a CAN’2010, em Angola, nomeadamente Adebayor”, disse a Record.
O técnico, de 57 anos, revela-se otimista com a evolução da equipa. “Estamos a construir uma seleção. No últimos 18 meses usámos 15 jogadores com menos de 21 anos. Podemos esperar um futuro brilhante para este grupo, mas só daqui a 3 ou 4 anos. Agora ainda estamos verdes”, explica, lançando a estratégia para a eliminatória: “Vamos procurar não sofrer golos em casa, de preferência vencendo, para encarar a 2.ª mão [dia 15] com outra tranquilidade.”

Guiné-Bissau: Sociedade dos Emirados Árabes Unidos rende mais de 200 milhões de euros por ano




Bissau – As autoridades guineenses estão envolvidas nas negociações com
Plambeck Emirates Global Renewable Energy L.L.C, uma sociedade dos Emirados Árabes Unidos interessada em investir no sector das pescas e que conta com a figura alemã Norbert Plambeck, dono da empresa de Energia Renovável e antigo ministro das Pescas da Alemanha, por dez anos.
O montante estimado em investimento anual é de 200 milhões de euros por ano, calculado em 131 e 191 bilhões de Francos Cfa, durante dez anos.

Este acordo que vai ser assinado em breve, é resultado da visita, em
Maio deste ano, de uma delegação dos Emirados Árabes Unidos à Guiné-Bissau, então chefiada pelo Príncipe Sheikh Saeed Bin Khalifa Al Nayahan´s.

Ao abrigo deste mesmo convénio, a Plambeck Emirates deverá investir 70% do retorno da exploração das pescas nas águas territoriais da Guiné-Bissau, sobretudo no desenvolvimento e na operação da indústria pesqueira, assim como na energia e fornecimento de água para a pesca e para a Guiné-Bissau, em geral.

Neste particular, segundo os objectivos que constam do acordo, perspectiva-se a criação da grande indústria pesqueira moderna e sustentável, acompanhada de infra-estruturas necessárias, o que vai, por outro lado, reforçar a componente de fiscalização na Zona Económica Exclusiva, reforçando a capacidade operacional da FISCAP, entidade responsável pela vigilância das águas territoriais da Guiné-Bissau.

«A industrialização do pescado capturado, implicando a construção ou alargamento do porto de Bandim, também faz parte do acordo a ser assinado entre as partes, perante os compromissos assumidos pela Plambeck Emirates em divulgar todos os dados que permitirão às autoridades guineenses inteirarem-se do montante de investimento, fora do retorno, o qual será utilizado para o investimento», refere uma fonte das negociações em curso.

O primeiro cálculo entre a Guiné-Bissau e a sociedade dos Emirados Árabes Unidos, Plambeck Emirates Global Renewable Energy L.L.C, com base no potencial estimado, mostra grandes oportunidades futuras que podem gerar até 2 mil novos postos de emprego, com um investimento adicional esperado, que poderá ultrapassar o valor de 1 milhão de euros, equivalente a cerca de 700 milhões de Francos Cfa.

De referir que Plambeck Emirates já iniciou os trabalhos preliminares, os quais assentam na análise da situação actual da pesca no país, por meio dos dados publicados, devendo continuar com esta mesma avaliação durante o período de captura.

Das actividades de investimento planeadas figuram, nomeadamente, o apoio aos Grupos de Pescadores e as Associações de Pesca Artesanal com unidades e infra-estruturas respectivas de produção para conservação, processamento e venda do pescado.

Além de abastecimento de peixes ao mercado nacional e internacional, perspectiva-se ainda, à luz do acordo, um mercado global de peixes e seus derivados.

E é neste quadro que vai ser formada uma equipa de funcionários do Ministério das Pescas no domínio da aquacultura e piscicultura, formação de profissionais no domínio de pesca, de processamento e venda dos produtos de pesca, apoio a criação de um Instituto de Desenvolvimento da Pesca, sua funcionalidade e operação, bem como do sistema de Monitorização, Controle e Fiscalização da Actividade de Pesca na ZEE da Guiné-Bissau.

Uma nota a ressalvar é que as negociações com Plambeck Emirates Global Renewable Energy L.L.C decorrem numa altura em que o Governo guineense irá reunir em Bruxelas, entre 14 e 16 de Novembro, com a União Europeia, para a assinatura de mais um acordo pesqueiro para o próximo ano.

A Uniao Europeia pagou, pelo menos, 7 milhões de euros, em 2010, para que os seus navios de pesca tenham acesso às águas territoriais guineenses. Este montante pode variar, conforme as negociações previstas. 

Guiné-Bissau: 21 funcionários do Ministério das Finanças vão a julgament




Bissau – Mais de duas dezenas de funcionários do Ministério das Finanças guineense vão ser julgados a partir desta terça-feira, 8 de Novembro, pelo colectivo de juízes da Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau.
Os referidos empregados são acusados pela justiça guineense de crimes de falsificação, corrupção, peculato e associação criminosa.

São imputações levadas a cabo pelo Ministério Público, desde 2010, no âmbito do processo da reforma em curso na Administração Pública da Guiné-Bissau.

De acordo com uma fonte da justiça, as pessoas em causa tinham um prazo de oito dias para recorrerem da imputação de que foram alvos, para efeitos de impugnação.

Decorrido este período, sublinhou a nossa fonte, agora os suspeitos foram remetidos ao juiz, que já agendou a data do julgamento para esta terça-feira, 8 de Novembro.

Entre os acusados, o Ministério Público apontou os pagadores de pensões e reformas, bem como os processadores das folhas de vencimentos junto do Ministério das Finanças.

De acordo com o Governo, citando o Ministério da Função Pública, Trabalho e Modernização do Estado, dos funcionários directos do Estado, 12. 450 são civis e 3.551 são paramilitares.