sábado, 12 de novembro de 2011

PROJECTO DE FOSFATOS DE FARIM AVANÇA O FUTURO DE “DINDIN BANCÔ” CHAMA-SE PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO





O progresso do projecto é satisfatório. Empresas especializadas foram envolvidas no projecto, numerosas visitas de trabalho de especialistas de renome mundial foram feitas na Guiné-Bissau e os estudos e trabalhos sobre o jazigo prosseguem normalmente.
  Estão sendo adquiridos equipamentos diversos, nomeadamente equipamentos para os trabalhos de hidrogeologia e meteorologia para monotoriamento dos “sites”, e, para o reforço da capacidade da empresa na Guiné-Bissau. 

Os esforços foram intensificados no sentido de acelerar o desenvolvimento do projecto, sem perder de vista os problemas ambientais, culturais e institucionais locais e nacionais.
  As relações entre a empresa, as institucionais envolvidas no projecto e as populações são boas e permitiram criar condições para o rápido avanço do projecto.
  É neste âmbito que a GB Minerals já adquiriu e colocou em Farim um barco de transporte de pessoas, cargas e viaturas, que para além de servir em exclusivo às necessidades do próprio projecto, poderá, em caso de urgência e extrema necessidade, apoiar o Governo Regional e Sectorial em situações exclusivamente de emergência, principalmente quando estão em jogo problemas de saúde.
  Segundo apurámos junto aos responsáveis da GB Minerals, o barco em questão não efectuará serviços comerciais nem servirá de concorrência aos barcos e demais transportes comerciais que operam no rio Farim.
  Também e segundo apurámos junto aos responsáveis da GB Minerals, o projecto entrou numa fase decisiva e crucial, estando na ordem do dia a conclusão dos trabalhos de sondagem e avaliação dos recursos em fosfatos e demais outros minerais existentes nas zonas de estudo, como igualmente na concepção e compra dos materiais a serem utilizados na extracção e separação dos minérios, a par das avultadas obras de infra-estruturas que servirão de base de apoio aos trabalhos em curso.

Para a GB Minerals, seria salutar, que o Governo acelerasse os processos aprovação e assinatura dos documentos que se encontram na sua posse, nomeadamente o Contrato de Exploração, o Acordo de Incentivos e o Acordo de Compensação, o que daria um impulso maior a estes trabalhos e ajudariam sobremaneira o país a dar mais um grande salto em frente.
Os próximos artigos falarão dos progressos e dos avanços já conseguidos pela GB Minerals e do futuro das explorações de fosfatos na Região de Farim.

Sem comentários:

Enviar um comentário