sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Angola concede milhões de dólares




O Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau leva de Luanda a garantia de uma linha de crédito para financiar actividades empresariais

Angola vai conceder uma linha de crédito de 25 milhões de dólares norte-americanos à Guiné-Bissau, anunciou ontem, em Luanda, o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, no final da visita do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior a Angola.
De acordo com o ministro, que falava à imprensa no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, a linha de crédito vai servir para financiar empresas angolanas e guineenses para implementarem projectos naquele país. Um desses projectos consiste na exploração de bauxite.
Georges Chikoti considerou, contudo, que é necessário que haja um ambiente político e social que possa permitir a implementação da linha de crédito, bem como acelerar o programa no domínio da reforma do sector de defesa e segurança, em que Angola vai reabilitar alguns quartéis do exército da Guiné-Bissau.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores, a visita serviu para se fazer um balanço da cooperação bilateral. “A visita serviu como ocasião para se rever a cooperação, sobretudo no âmbito da missão militar angolana na Guiné-Bissau (MISSANG)”, sublinhou Georges Chikoti.
“Foi importante avaliarmos o estado de andamento da cooperação bilateral que vai ter um maior impulso a partir do mês de Janeiro, quando uma missão angolana for para implementar alguns aspectos do programa com a Guiné-Bissau”, frisou.
De acordo com informação prestada pelo primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), um dos parceiros que vai assinar um acordo com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disponibilizou um montante de 23 milhões de dólares para se iniciar o programa do fundo de pensões e desmobilização dos efectivos militares que devem ir para a reserva.
O ministro das Relações Exteriores disse que “isso requer alguma coordenação entre a CPLP e a CEDEAO, bem como o governo da Guiné-Bissau, que tem que ser devidamente discutida”. O fundo global para reinserção dos excedentes militares da Guiné-Bissau ronda os 45 milhões de dólares, dinheiro que aquele país não tem. 

A esse propósito, o ministro Georges Chikoti defendeu a necessidade de a comunidade internacional participar no financiamento desse fundo, apontando particularmente os parceiros da Guiné-Bissau como a União Europeia.
“A Guiné-Bissau precisa dos 45 milhões de dólares para executar a primeira parte do programa de cinco anos, dentro deste processo da reforma” do sector de defesa e segurança. Em relação ao programa já em curso, no quadro da MISSANG, como a reabilitação de alguns quartéis, o ministro das Relações Exteriores informou que era necessário actualizar alguns aspectos para o financiamento dessas actividades, nomeadamente a existência de “infra-estruturas bancárias adequadas a esse tipo de operações”.
A missão angolana naquele país lusófono, chefiada pelo secretário das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que vai para a Guiné-Bissau em Janeiro, de acordo com o ministro Georges Chikoti, “pode coordenar todos estes aspectos para que o programa possa andar um pouco mais rápido”.
De acordo com Georges Chikoti, o primeiro-ministro guineense agradeceu o apoio de Angola. Carlos Gomes Júnior chegou ao Palácio Presidencial da Cidade Alta por volta das 12 horas e foi recebido com honras militares. 
Acompanhado do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, passou em revista as tropas em parada e, de seguida, posou para a fotografia oficial.
Na Cidade Alta, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau manteve um encontro privado com o Chefe de Estado angolano, que o brindou em seguida com um almoço oficial no Salão Nobre do Palácio Presidencial. 
A presença de Carlos Gomes Júnior e a delegação governamental guineense na sede da presidência angolana durou aproximadamente duas horas. Nenhuma das partes fez declarações à imprensa.
Antes de ir ao Palácio Presidencial, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau visitou a urbanização do Kilamba, onde foi recebido pelas autoridades administrativas locais.
Carlos Gomes Júnior veio a Angola acompanhado da ministra da Economia, Helena Embalo, e do secretário de Estado das Comunidades, Fernando Gomes Dias.
Recorde-se que Angola concedeu no princípio do ano um apoio financeiro à Guiné-Bissau e instalou em Março uma missão militar denominada MISSANG, que visa apoiar a reforma no sector da defesa e segurança daquele país. Angola está também a apoiar a modernização do sector da comunicação social da Guiné-Bissau
.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

para os guguis que nao conhece o salvador tchando embalo vulgo tchando


Salvador 'Tchando " Embalo vem de um pequeno país na costa oeste da África, chamado Guiné-Bissau. Ele cresceu na cidade de Bafatá. Nascido em uma tribo Fula, (lado do pai) cercado pelas tradições Mandinka, Tchando expressa a fusão dessas duas grandes culturas.

 Quando criança, aprendeu a tocar Tchando "falando tambores", e dois e três strings "guitarras" Mola e Hoddo, todos os instrumentos tradicionais Fula.Tchando então se mudou para a capital Bissau, onde ele aprendeu a tocar violão de seis cordas, que agora se tornou seu principal instrumento. O bairro onde ele morava era principalmente Mandinka dominado e ele aprendeu rapidamente, entre outros, como jogar o N'Dium Cutil e os tambores Cutil Ba tão bem que ele foi contratado como músico em cerimônias diferentes mandinga.
 
Mas Tchando não só estava interessado em sua música. Ele também é um grande defensor da justiça. Ele estava muito consciente e perturbado por violações dos seu próprio país de direitos. Portanto Tchando levantou-se e desafiou o governo da Guiné-Bissau. Ele pagou por esse desafio com uma sombria dois anos de prisão (1977/1979). A Amnistia Internacional teve que intervir e colocar pressão sobre o governo da Guiné-Bissau, que finalmente tentou Tchando e alguns de seus amigos em um tribunal militar, 20 meses depois de ser detido sob a acusação de traição.

 
Em 1982, mudou-se para Tchando Portugal onde iniciou sua carreira profissional.Aqui, Tchando feitas gravações com o cantor Fernando de Carvalho, participaram do Issabary banda (fundada e nomeada por ele mesmo) e vários outros.Por três anos (1985-1988), Tchando trabalhou como músico de estúdio em Paris.Ele tocou e gravou com vários artistas, entre outros Kaba Mané, com quem gravou e produziu dois álbuns e excursionou por toda a Europa.
 
Tchando resolvido na Dinamarca em 1988, e desde então tem participado como cantor e guitarrista em muitas orquestras diferentes, além de ser arranjador e compositor para outros artistas. Em 1990, Tchando participou nas gravações como um co-arranjador e cantor do coro na canção "Light In Your Heart 'escrita por Bernie Taupin e Martin Page, por" Dark Passion' do álbum topselling pelo cantor pop-rock dinamarquesa, Hanne Boel.

 
Duas vezes, em 1992 e 1995, Tchando teve a oportunidade de trabalhar como compositor para teatro experimental dinamarquês, trabalhando em estreita colaboração com o diretor e dramaturgo.
 
Em Novembro de 1992, Tchando lançou seu primeiro álbum solo 'Naton' ('Guest'), que o colocou no World Music Charts Europe. Duas músicas do álbum 'Kambés "este álbum e" Ussak N'dja "foram selecionados para CDs de compilações Afrolatin, ou seja" Afrolusamerica "(Música Tropical, Alemanha), e Big Noice" (lançado pela Rykodisc, EUA).
 
No início de 1994, Tchando decidiu voltar às suas raízes, a cultura dos Fulani e mandinga. A scolarship pelo dinamarquês compositor DJBFA associação, o fez capaz de viajar por seis meses na Guiné-Bissau para uma pesquisa thourough musical.
 
Durante o maior festival Africano no mundo, Imagens da África em Copenhague Junho de 1996, Tchando participou de uma noite Galla especial como artista convidado para Manu Dibango é 'Wakafrika' juntamente com Angelique Kidjo, Kanza Lokua, Seta Toure eo lendário Hugh Masekela.
 
Na semana 41, Outubro de 2000, remix KGRush de Tchando de 'MansaYa' foi feito para o 'Powerplay da Semana' no canal da Dinamarca maior rádio, P3.

'Presidente Malam Bacai Sanhá está a recuperar bem'- primeiro-ministro



Bissau, 21 dez (Lusa) - O
primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, disse hoje aos jornalistas que o Presidente do país, Malam Bacai Sanha, "está a recuperar bem" em França mas que é preciso dar tempo para o seu total restabelecimento.
"Pelas informações que temos tido, a saúde do Presidente está a evoluir favoravelmente. Agora temos que dar tempo ao tempo para a sua total recuperação", disse Carlos Gomes Júnior quando questionado, no aeroporto de Bissau, sobre o estado da saúde do chefe de Estado.
Carlos Gomes Júnior falou aos jornalistas no aeroporto de Bissau momentos antes de viajar para Angola onde vai efetuar uma visita de trabalho de 24 horas.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Guiné-Bissau: 88 estudantes graduados em medicina


Bissau – 88 médicos, formados nas diferentes células da Faculdade de Medicina «Raul Diaz Arguelles» receberam, no último fim-de-semana, os seus diplomas de 6 anos de formação, que os acredita como graduados em medicina.
Sob o lema «a verdadeira medicina não é a que cura mas sim aquela que previne», formou-se o oitavo grupo de graduação no país, desde a abertura deste estabelecimento de ensino superior no sector da medicina.

Esta cerimónia de graduação foi presidida pelo Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que destacou a importância da formação, tendo em conta falta de pessoal médico para fazer o atendimento de pacientes nos diferentes centros hospitalares.

No seu discurso, o Chefe do Governo destacou a parceria e cooperação entre Cuba e a Guiné-Bissau, na formação destes profissionais de saúde.

Carlos Gomes Júnior referiu que a Guiné-Bissau vai manter a sua posição de exigência para com os EUA, até que seja levantado o embargo a este país, bem como a libertação de cubanos presos pelos norte-americanos.

Para o ministro da Saúde, Camilo Simões Pereira, os recém-formados vão ser afectados nos diferentes centros de saúde, tanto na capital como também no interior do país, de forma a colmatar falta de pessoal médico especializado que, desde há algum tempo, se fazia sentir nestas zonas.

Participaram na cerimónia o Director-geral da Organização do Oeste Africano de Saúde, o guineense Plácido Cardoso que, na ocasião, garantiu que a sua instituição vai continuar a apoiar as autoridades guineenses no domínio da formação do seu pessoal médico.

O Governo cubano foi representado pelo seu vice-ministro da Saúde, Elauterio Gongales, que alertou os recém-formados sobre a necessidade de servirem o país.

Sumba Nansil

Aeroporto de Bissau recebe equipamentos de raio-X e câmaras de vídeo

 


Bissau - O único aeroporto internacional da Guiné-Bissau,  Osvaldo Vieira, recebeu hoje (segunda -feira) equipamentos de segurança, designadamente câmaras de vigilância na aerogare, aparelhos de raio-X e também carrinhos de bagagem  


Na ocasião e explicando a decisão do executivo em adquirir os equipamentos para o aeroporto, José Carlos Esteves, secretário Estado dos Transportes, disse que a Guiné-Bissau "está a inaugurar uma nova era" na aviação civil em resposta às avaliações negativas que o aeroporto tem sido alvo até aqui. 

  Os equipamentos foram entregues ao director da agência da aviação civil pelo ministro da Educação Nacional guineense, Artur Silva, em representação do Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, que, por razões de agenda, não pôde estar na cerimónia.    

"As avaliações internacionais que têm sido feitas ao nosso aeroporto têm demonstrado sempre várias carências em termos de segurança. O aeroporto de Bissau é considerado até aqui dos mais inseguros na zona africana", notou José Carlos Esteves.  



Para o secretário Estado dos Transportes essa situação ficou a dever-se à falta de investimentos sérios das autoridades guineenses no sistema de segurança do aeroporto de Bissau, situação, que frisou, o actual executivo quer alterar.  


O ministro da Educação guineense, Artur Silva, disse que os equipamentos postos a disposição do aeroporto vão permitir ter "a partir de agora tolerância zero" às interferências alheias no funcionamento do aeroporto.  


José António Có, presidente do conselho de administração da agência da aviação civil da Guiné-Bissau, destacou que até aqui os equipamentos do aeroporto eram adquiridos por privados, o que, disse, dificultava uma boa gestão no aeroporto.  


"Até aqui os equipamentos eram comprados por empresas privadas. Agora o Governo decidiu comprar os equipamentos. A partir de agora podemos garantir que o nosso aeroporto vai se tornar num dos mais seguros da nossa sub-região", afirmou António Có.

    

domingo, 18 de dezembro de 2011

Governo guineense lamenta "perda irreparável" da grande voz



Bissau - O secretário de Estado da Cultura da Guiné-Bissau, Fernando Saldanha, disse este (sábado) à agência Lusa, que o governo guineense considera a morte de Cesária Évora "uma perda irreparável" não só para Cabo Verde ,mas para toda a lusofonia e África em geral.  

"A voz que se apagou hoje (sábado) é uma perda irreparável não só para o seu país natal, mas para todos os países da CPLP e para África em geral. Cesária encantou-nos a todos com as suas músicas durante décadas", defendeu Fernando Saldanha.  

O governante afirmou que as autoridades guineenses receberam com consternação e dor a notícia da morte de Cesária Évora, pessoa, que disse, cantava a amizade, o amor, a paz e as coisas bonitas de Cabo Verde.  

"É mais uma grande voz da cultura lusófona que se apagou hoje (sábado)", afirmou Fernando Saldanha, considerando Cesária Évora "uma grande embaixadora da música dos países de expressão portuguesa".  

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, de 70 anos, morreu este ( sabado ) no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira. 

A notícia foi confirmada à Lusa pelo director clínico do hospital, que explicou que a morte ocorreu por volta das 11H20 de hoje (sábado), por "insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada".