sábado, 12 de novembro de 2011

Dom José Lampra Cá é o novo bispo de auxiliar de Bissau


 Bissau - A Guiné-Bissau tem a partir de hoje um novo bispo, depois de muitas centenas de pessoas terem assistido na Sé Catedral à ordenação de Dom José Lampra Cá como bispo auxiliar de Bissau, anunciou a Lusa.  

  Sob a presidência de Dom José Camnate, bispo de Bissau, a cerimónia decorreu defronte da Sé de Bissau, para que todos pudessem assistir à ordenação, e durou toda a manhã, com a presença de bispos de países vizinhos e do representante do papa Bento XVI para o Senegal, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Mauritânia, Dom Luís Mariano Montemayor. 

   Dom José Lampra Cá foi nomeado por Bento XVI a 13 de maio último e escolheu como lema "procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça". 

   Hoje, na Sé Catedral, perante Dom José Camnate e os muitos bispos presentes, assistiu ao cântico de entrada que marcou o início da cerimónia e depois à homilia, fazendo depois as promessas e sujeitando-se à imposição das mãos, uma cerimónia em que todos os bispos puseram as suas mãos, em silêncio, sobre a cabeça de Dom José Lampra Cá.  

  Depois seguiu-se a unção da cabeça e o receber o livro de evangelhos, o anel, a mitra e o báculo pastoral, símbolos atribuídos na ordenação dos bispos.  

  Num país com uma grande percentagem da população muçulmana, Dom José Camnate considerou que a nomeação de mais um bispo para a Guiné-Bissau é um sinal que evidencia "o crescimento da Igreja" da Guiné-Bissau.  

  Dom José Lampra Cá nasceu em Blom, região de Biombo, em 1964, e foi batizado a 10 de julho de 1977. Entrou para o Seminário Menor Diocesano de Bissau em 1985 e em 1997 foi ordenado presbítero. Há 11 anos foi enviado para Roma para estudos especializados em Filosofia e regressou a Bissau em 2005                                                                                                                          Era até agora membro do conselho presbiterial e da comissão inter-diocesana de acompanhamento de sacerdotes recentemente ordenados, e reitor do Seminário Menor Diocesano.  

  Domingo irá celebrar a sua primeira missa na Sé Catedral de Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário