quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Museu Amílcar Cabral poderá ser inaugurado a 20 de Janeiro de 2013



PRT Manuel Serifo Nhamajo recebe a Comissão Nacional para UNESCO
Bissau (GBissau.com, 4 de Dezembro de 2012) – “Se tudo for concluído a tempo”, o futuro Museu Amílcar Cabral poderá ser inaugurado em Bafatá, em pouco menos de dois meses, mais precisamente a 20 de Janeiro de 2013, no dia da passagem de mais um aniversário do assassinato do líder da luta de ibertação da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. As afirmações são do secretariado executivo da UNESCO na Guiné-Bissau.
Ontem, Policarpo Marcos Lopes transmitiu esta intenção ao Presidente da República de Transição, Manuel Serifo Nhamajo, durante um encontro mantido na Presidência da República.
Entretanto, a instalação do Museu Amílcar Cabral, em Bafatá, leste do país, encontra-se ainda na sua primeira fase, cuja etapa a UNESCO pretende ver concluída o mais rápido possível.
O Secretário executivo da UNESCO na Guiné-Bissau, Policarpo Marcos Lopes, revelou à imprensa que, ˮa primeira fase do projecto consiste em proceder ao levantamento histórico sobre Amílcar Cabral, o que passa pela recolha de fotografias, objectos pessoais, manuscritos e ou, do que resta dos materiais utilizados pelo saudoso líder ao longo da sua vida, quer na Guiné-Bissau, como em Cabo Verde ou em Portugalˮ.
Um dos primeiros materiais a ser recolhido neste sentido são os restos da primeira viatura de Amílcar Cabral, um Volkswagen ainda na posse do Estado Maior General das Forças Armadas, com quem a UNESCO já está em negociações avançadas para a sua cedência.
Segundo Policarpo Marcos Lopes, “o PRT prometeu prestar todo o seu apoio, no sentido de levar avante este projecto importante no processo de restauração da história recente da Guiné-Bissau “.
Recorde-se que Amílcar Lopes Cabral foi assassinado na capital da vizinha República da Guiné-Conacri a 20 de Janeiro de 1973. Abel Djassi, como é também conhecido, foi o líder fundador das nacionalidades guineense e cabo-verdiana.GBISSAU

Sem comentários:

Enviar um comentário