quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Ordem dos Advogados acusa alguém da comunicação social de ter invertido o teor do discurso do seu bastonário


  • Domingos Quadé, Bastonário da Ordem dos Advogados

  • O Discurso do Bastonário da Ordem dos Advogados tinha sido proferido durante a cerimónia de investidura do presidente do STJ 
Bissau (Rádio Difusão Nacional-RDN, 27 de Fevereiro de 2013) – A Ordem dos Advogados acusou quarta-feira algum sector de ter invertido o teor do discurso que o Bastonário dessa organização sócio-profissional, Domingos Quadé, proferiu a quando da cerimónia de tomada de posse do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ).
Num comunicado onde a Ordem dos Advogados reproduziu o discurso em referência, tendo a organização sublinhado o parágrafo em causa: “… é urgente implementar uma política de reforma do sistema judiciário, visa impedir, entre outros, que advogados ou agentes com processo de certo vulto integrem estes órgãos”. Este parágrafo terá sido supostamente mudado por um membro da comunicação social, sem, no entanto, terem indicado o nome da pessoa ou da organização.
Contatado pela imprensa, o Procurador-Geral da República, Abdú Mané, prometeu mesmo que vai avançar com uma acção judicial contra o autor desta “adulteração” do teor do discurso de Domingos Quadé.
“Agora, o que me espanta, há uma tentativa de deturpar o conteúdo do discurso do próprio Bastonário. Isto é muito grave, tentando apontar as baterias para o Ministério Público, deturpar, com base em falsidades, contra o MP, nós não vamos permitir isso”, avisou.
“O jornalista que veículou esta notícia vai ter que explicar, porque o Bastonário falou claramente em 14, as gravações existem, o documento do discurso do Bastonário também existe, eu não sei com que intenção é que esse jornalista deturpou, tentando pôr mentiras na boca do próprio Bastonário. Isso é grave”, avançou.
“Tanto assim é que o Bastonário, agora, tem uma carta para manter fielmente a sua posição inicial. Não alterou sequer uma única letra. Esse jornalista, vosso colega, é obrigado a repôr a verdade dos factos, sob pena de se intentar um processo contra o próprio jornalista, tentando manchar a honra do próprio Ministério Público. Nós não vamos admitir isso”, reiterou Abdú Mané.

Edição: GBissau.com

Sem comentários:

Enviar um comentário