quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O Chefe de Estado maior general das forças armadas guineenses, António Indjai, apresentou nesta quinta-feira alegadas provas da tentativa de um golpe de Estado


 Os detidos já receberam entretanto a visita, nomeadamente, da Liga dos direitos humanos que está preocupada com as condições de detenção dos suspeitos.
HOMENS E ARMAS

A hierarquia militar mostrou à imprensa armas apreendidas em casas dos subúrbios de Bissau no que teria sido uma tentativa de derrubar o governo de Carlos Gomes Júnior.
Dois dos militares detidos naquela intentona afirmaram aos jornalistas que a sublevação militar de 26 de Dezembro passado visava colocar Roberto Ferreira Cacheu, deputado do PAIGC, como primeiro-ministro, em substituição de Carlos Gomes Júnior.
Também o actual número um dos militares deveria, pois, ser derrubado e substituído pelo general Watma Na Lai, antigo Chefe de Estado maior do exército.

RFI


BREVE RESUMO DA SITUACAO NA GUINE BISSAU


Antonio indjaiA alegada sublevação militar, com vista à alteração da ordem constitucional, que atormentou a cidade de Bissau na
segunda-feira passada, já se saldou em dois mortos. Tratam-se de um elemento da Polícia de Protecção Pública de nome Vladimir Lopes Crato (vulgo Lenin) e o major na reserva Iaia Dabó.
O primeiro foi atingido a tiro no dia 27, no âmbito de uma operação levada a cabo na casa do deputado Roberto Ferreira Cacheu, no Bairro de Luanda, o qual veio a falecer horas mais tarde no Senegal e o segundo foi abatido nas instalações da Polícia de Protecção Pública, junto da 2ª Esquadra, em circunstâncias de rendição.
Iaia Dabó, segundo uma fonte que confidenciou a agência Lusa, era procurado pela polícia, acusado de ter sido o autor dos disparos contra o agente da Polícia de Protecção Pública que acabaria por morrer.
Também o ministro do Interior, Fernando Gomes, disse que o polícia que morreu no Senegal terá sido atingido a tiro quando se deslocou para a residência de um deputado, no Bairro de Luanda, onde alegadamente estariam escondidos alguns militares.
"Tivemos a informação de que estavam escondidos na casa desse político alguns elementos da rebelião e armados. Quando os agentes lá chegaram, foram recebidos a tiro. Um dos nossos agentes foi atingido com oito tiros no corpo", disse o ministro.
Iaia Dabó era major da polícia, mas estava fora da corporação desde a morte do seu irmão mais novo, o ex-ministro e deputado, Baciro Dabó, assassinado em Junho de 2009, em circunstâncias ainda por esclarecer.
A operação realizada na residência do deputado Roberto Cacheu resultou na sua destruição completa (como se vê na foto), com uso de armas automáticas. O filho do proprietário da casa, Canjura Djalo, disse que nenhum bem material foi recuperado e tudo ardeu.

O desenrolar da situação

Segundo factos que o Nô Pintcha recolheu no terreno, de fontes confidenciais, a acção de sublevação militar iniciou-se na madrugada do dia 26 de Dezembro, quando um grupo de militares dirigiu-se ao paiol do Estado-Maior do Exército, sito no ex-QG, tendo ali retirado armas.
Com essas armas dirigiu-se para o Estado-Maior General das Forças Armadas, na Amura, tendo preso alguns militares. Foi daí que se alertou a movimentação estranha de militares subversivos e se comunicou imediatamente às unidades da capital. As mesmas fontes indicaram que horas mais tarde, o grupo subversivo teve confrontos no Estado-Maior do Exército, embora sem sucesso, porque esta localidade acabaria por ser libertada, graças a intervenção de um reforço de militares vindos de Mansoa.
Aquando desse acontecimento, todas as unidades militares da capital, com excepção da Marinha de Guerra Nacional, estavam, pelo menos, há cerca de duas semanas em estado de prevenção.
Esse acontecimento apanhou de surpresa os citadinos de Bissau, obrigando a paralisação das actividades vitais, a redução da circulação de pessoas e viaturas nas diferentes artérias da capital.
Embora, o acontecimento decorreu em segredos profundos, em que ninguém quer prestar declarações concretas sobre o assunto, o Nô Pintcha apurou que o chefe de Estado-Maior da Marinha, o contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto foi detido e conduzido na tarde do dia 26 para a prisão de Mansoa.
Reunião entre militares e o Governo
Depois da detenção do José Américo Bubo Na Tchuto, o Governo reuniu-se com o Estado-Maior General das Forças Armadas, na sala de reuniões do Ministério da Defesa Nacional, tendo, da parte do Executivo, participado os ministros da Defesa Nacional, Baciro Djá, do Interior, Fernando Gomes e da Educação Nacional, Ciências, Cultura, Juventude e Desportos, Artur Silva. Nessa reunião ausentou-se o chefe de Estado-Maior da Força Aérea, o Major General Papa Camará, que se encontra fora do país.
Após esse encontro, o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, António Indjai foi interpelado pelos jornalistas, tendo dito o seguinte: “Há um grupo que quer alterar a ordem, mas já está normalizado, porque o Estado-Maior tomou controlo da situação”. Quanto aos nomes das pessoas envolvidas nessa possível intentona, o próprio Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas preferiu não revelá-los e garantiu que as Forças Armadas já submeteram o caso ao Governo.
Em circunstâncias similares, realizou-se um outro encontro no Palácio Colinas de Boé, que juntou o Primeiro-Ministro, Carlos Gomes Júnior e alguns membros do Executivo, o Presidente da Assembleia Nacional Popular e Presidente da República Interino, Raimundo Pereira, do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas acompanhado do seu vice e outros altos oficiais.
Interpelado pela imprensa, o ministro Artur Silva pronunciou-se em nome do Governo: “A situação está sob controlo” e anunciou que houve feridos. O ministro disse que vai ser instituída uma comissão de inquérito para averiguar com profundeza esse acontecimento. Este governante confirmou a imprensa que foi um assalto ao paiol do Estado-Maior do Exército, no qual ouve fuga de armas para a Marinha de Guerra Nacional e feridos.

Comunicado do Governo

Sob a presidência de Sua Excelência Dr. Raimundo Pereira, Presidente da Assembleia Nacional Popular e Presidente da República Interino, reuniu em sessão extraordinária o Conselho de Ministros, em que participaram Sua Excelência o Primeiro-Ministro, Senhor Carlos Gomes Júnior e alguns membros do seu Governo. Foram convidados a tomar parte nesta reunião o Senhor Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, o qual se fazia acompanhar dos Senhores Vice-Chefe de Estado-Maior e demais Chefias Militares. A mesma tinha por objectivo o esclarecimento dos factos ocorridos na madrugada de hoje, 26 de Dezembro e a tomada das medidas que a situação impõe.
O Senhor Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas informou as autoridades presentes que um grupo de militares efectuou um assalto ao Paiol das Forças Armadas, sito nas instalações do Estado-Maior do Exercito, em Bissau, dele tendo retirado armas e munições que de seguida foram transportadas para o Estado-Maior da Marinha.
O Senhor Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas informou ainda os presentes que para além de altas patentes militares, também estão envolvidos neste processo alguns elementos civis, desconhecendo-se ainda as motivações que estiveram por detrás do acontecimento. O Senhor Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas informou ainda que parte significativa deste grupo encontra-se já detida e que a situação está sob o controlo das Forças Armadas.
Antes de terminar, o Senhor Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, o Tenente General António Indjai, reafirmou perante Sua Excelência o Senhor Presidente da República Interino, Dr. Raimundo Pereira, a total subordinação das Forças Armadas ao poder civil constitucionalmente instituído e a sua firme determinação em contribuir para a instauração de um clima de paz e estabilidade na Guiné-Bissau.
Ouvidas as informações assim prestadas e depois de uma profunda avaliação da situação, Sua Excelência o Senhor Dr. Raimundo Pereira emitiu orientações à Chefia do Estado-Maior General das Forças Armadas e à Procuradoria Geral da República para que fossem imediatamente abertos inquéritos para o cabal esclarecimento da situação e identificação dos seus autores, os quais deverão ser submetidos às medidas de coação prevista na lei e levados à Justiça.
Sua Excelência o Presidente da Assembleia Nacional Popular e Presidente da Republica Interino, Senhor Raimundo Pereira, pediu à população em geral para que se mantenha tranquila, confiando na capacidade das instituições da República em resolver e controlar a situação.
Sua Excelência o Presidente da Assembleia Nacional Popular e Presidente da Republica Interino exortou ainda o Governo a prosseguir com o esforço de reformas em curso no sector da Defesa e Segurança, as quais visam não só assegurar maiores condições de dignidade aos nossos militares e agentes da Ordem Pública, bem como modernizar as nossas Forças de Defesa e Segurança, as quais devem estar, permanentemente, ao serviço do Povo.





Feito em Bissau, aos 26 de Dezembro de 2011.
Na ausência da Ministra da Presidência do Conselho de Ministros, da Comunicação Social e dos Assuntos Parlamentares
Artur Silva
Ministro da Educação Nacional, Cultura, Ciência, Juventude e dos Desportos


Comunicado da Oposição Democrática

Os partidos da oposição, auto-proclamados por “Oposição Democrática”, na qual fazem parte o PRS, PRID, UPG, PDG, PDSSG, FCG.SD, PPD, UDS, RGB, CD, PADEC, MP, CNA, FLING e o PRN, reuniram-se na terça-feira, em Bissau, para uma análise exaustiva dos acontecimentos politico-militares, do passado dia 26 do corrente, da qual tornaram público a sua posição.
Segundo o comunicado enviado à nossa Redacção e rubricado por Ibraima Sori Djaló, na qualidade de coordenador, a Oposição Democrática alega que não está na posse de informações fiáveis, oficiais e suficientes, para que possa, de forma inequívoca e objectiva, pronunciar-se sobre tais factos.
No documento lê-se, entre outras coisas, que o próprio Governo revela-se incapaz de esclarecer o assunto, e a prova, é a manifesta contradição entre as declarações do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, que afirma estar-se perante um golpe de Estado aberto, e as do ministro da Educação, no papel de porta-vos, que diz estarmos perante um grupo de militares amotinados que assaltaram um paiol de armamentos.
No comunicado, a Oposição Democrática reafirma, no entanto, a sua inequívoca posição, de que em qualquer circunstância, é contra qualquer tipo de levantamento militar, com a finalidade de alteração da ordem constitucional por meios violentos e anti-constitucionais, sendo por isso, a todos os títulos, a favor de um Estado democrático e de Direito. Nestes termos, a Oposição Democrática condena qualquer comprovada tentativa de golpe de Estado ou de levantamento de militares, que ponham em causa a nossa constituição e o Estado de Direito em que vivemos, tendo em conta que a veracidade de tais acusações tem de ser efectiva, para não se voltar a cometer assassinatos premeditados, como os ocorridos com os políticos Hélder Proença e Baciro Dabó, em 2009.
Numa das passagens do documento, ainda se lê que a Oposição Democrata consciente das suas responsabilidades, reafirma-se em defesa e reforço do estado de direito e da democracia, porque os problemas da democracia só se resolvem com métodos democráticos.
fonte  : jornal no pintcha

Estado-Maior recupera armas no Bairro de São Paulo



Armas e muniesO Estado-Maior General das Forças Armadas levou a cabo ao fim da manhã de hoje, uma operação de recuperação de armas e munições nas casas de dois militares residentes no Bairro de São Paulo, em Bissau.
Tratam-se das suas funções do José Baptista Sambé, sargento da Marinha de Guerra Nacional e do António Mário Cabi, ex-militar da Presidência da República. A operação decorreu na presença de numerosos jornalistas e foram recuperadas 29 AKS, três bazucas, duas metralhadoras, três caixas de obuses de bazuca, 10 estojos de carregadores de AKS, seis caixas de munições e uma granada de assalto. Segundo informações recolhidas dessa operação, o objectivo dessa alegada sublevação era de concretizar um golpe de estado.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ABÚ CANTA E ENCANTA BISSAU COM ÁLBUM “MAIS UM CHANCE”


 
O jovem músico, Abubacar Bailó Camará (Abú) que para alguns críticos da música guineense “é uma promessa da nova geração de músicos capaz de levar o bom nome do país aos grandes palcos internacionais”, trouxe ao público o seu primeiro álbum discográfico intitulado “Mais Um Chance.”

Eram por volta das 22 horas e alguns minutos do dia 10 do corrente mês que o jovem músico, mestrado em banca e finanças nas universidades senegalesas, subiu ao palco do espaço Lenox para apresentar ao público o seu primeiro álbum discográfico produzido em Dakar (Senegal).

Conforme os organizadores do evento estava prevista a venda de três mil bilhetes mas, devido a limitação do espaço, acabaram por vender apenas cerca de mil bilhetes, deixando centenas de pessoas fora do recinto, que pretendiam entrar a todo o custo a fim de assistir o espectáculo daquele que é considerado “cartão de visita da Guiné-Bissau, Abubacar Bailó Camará”.

O álbum “mais um chance” tem 15 faixas musicais entre os quais se pode destacar “Mais Um Chance, Jantar, Dan Bu Amor, e Gasolina.

O lançamento do álbum contou com a participação de um outro jovem músico guineense, Ivo Cirilo Andrade (Ivex Pro) que ainda prossegue os seus estudos nas universidades senegalesas na área de arquitectura.

Em declarações a Gazeta de Notícias depois de descer do palco, Abú explicou que já fazia a música no país antes de se deslocar a Dakar onde teve oportunidade de desenvolver mais o seu talento. Sublinhou que decidiu empenhar-se muito mais na música e não com a intenção de ganhar dinheiro, mas porque “quero elevar o nome da Guiné-Bissau a um outro nível, ou seja representar o nosso país nos grandes palcos”.

“Depois de algum tempo entendi que era tempo de escrever músicas. Por isso, comecei a pensar na produção de música, com o intuito de fazer um álbum e, graças a Deus, consegui fazer o álbum que acabei de apresentar a instante. Espero que os guineenses e os meus fãs, em geral, a nível de todo o mundo, vão gostar do meu trabalho”, precisou.

Indagado sobre o que quer dizer “mais um chance” o título do álbum, Abú explicou que toda a agente precisa da primeira oportunidade razão pela qual, pediu uma primeira oportunidade para poder apresentar ou fazer o que pode fazer.

“Mais um chance, é mais uma oportunidade, mais uma experiência de poder demonstrar aos meus fãs e aos guineenses em geral aquilo que posso fazer”, disse o músico para de seguida, enfatizar que conseguiu fazer um grande esforço para que todas as suas musicais possam estar em nível aceitável, dado que para ele, hoje em dia o mercado exige mais qualidade de trabalho para poder competir com outros trabalhos.

Este músico assegurou que depois da gravação do álbum estavam a pensar, qual a música que devia ser apresentada ao público para apreciação, e, foi assim que, por meio de sorteio, acabaram por escolher a música Jantar que fez vibrar os fãs deste músico nas diferentes discotecas do país.

A reportagem da GN contactou igualmente o jovem músico, Ivo Cirilo Andrade (Ivex Pro) que antes da sua partida para o Senegal a fim de prosseguir os seus estudos universitários, estava integrado no grupo musical chamado “Parentes D” onde era conhecido por “Puto Filipado”.

Ivex Pro disse que ele e Abu estavam sempre juntos e pertenciam ao mesmo grupo musical em Bissau antes de seguirem para estudar em Dakar, onde Abú prosseguiu com a ideia de cantar e um dia produzir álbum. 

“Foi Abú que me deu o nome de “Ivex Pro”, porque me considera produtor de música, mas eu não sou produtor de música. O meu trabalho é compor e fazer arranjos musicais. Abú trabalha comigo na parte de arranjos ele é que faz a percussão; eu faço arranjos melódicos através da viola baixo, guitarra, piano… e isso tudo é nível do programa informática”, explicou.



Abatido a tiro suspeito de assassinar o agente da policia a quando da sua detencao


Iaia Dabó, irmão do ex-ministro do Interior Baciro Dabó, foi hoje morto em Bissau, suspeito de ter sido o assassino de um polícia durante o conflito entre militares na última madrugada na capital guineense, disse à Lusa fonte policial.
A fonte não quis dizer as circunstâncias em que Iaia Dabó, um major da polícia retirado do ativo, foi abatido. Apenas confirmou que o seu corpo se encontrava no hospital Simão Mendes, em Bissau, para onde foi transportado.
Iaia Dabó, segundo a mesma fonte, era procurado pela polícia, acusado de ter sido o autor dos disparos contra um agente da polícia de proteção pública que, depois de ter sido transportado para o Senegal, acabou por falecer na tarde de hoje.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Dezenas de militares detidos


Guiné-Bissau: Reforma militar à força
Bissau – Depois de uma manhã agitada, a calma aparenta ter regressado à capital guineense.
Entre os militares revoltosos detidos encontram-se algumas das mais carismáticas chefias militares. Watna na Lai, ex-Chefe de Estado Maior do Exército, Cletche Na Ghana, ex-Vice-Chefe de Estado Maior do Exército, Tchipa na Bidun, recentemente nomeado para a DINFOSEMIL, Augusto Mário Có vulgo «Capacete de Ferro» e Bubo Na Tchuto, actual Chefe de Estado Maior da Armada, foram detidos sob acusação de tentativa de Golpe de Estado.

O chefe das Forças Armadas, António Indjai, está reunido com os militares nas instalações dos Pára-Comandos, depois do Quartel General de Amura ter sido tomado pelos revoltosos.

As tropas de Mansoa recuperaram Amura e procederam às detenções dos militares desavindos. No centro da discórdia estará o trajecto traçado do processo de reforma das Forças Armadas.

Nem o Primeiro-Ministro, que na semana passada esteve em conversações em Angola, nem o Presidente da República, ainda a recuperar de um frágil estado de saúde em Paris, fizeram qualquer comunicação ao país.

No entanto, aguarda-se o inicio de uma reunião entre o poder civil e os militares liderados por António Indjai, finda a qual deverá ocorrer uma declaração conjunta.

(c) PNN Portuguese News Network

Justino Delgado quer intercâmbio com cantores angolanos

 


cantor da Guiné Bissau, Justino Delgado
cantor da Guiné Bissau, Justino Delgado

Luanda - O cantor da Guiné Bissau Justino Delgado encontra-se desde hoje, terça-feira, em Luanda, para implementar um projecto musical, no âmbito do intercâmbio cultural com músicos angolanos.
        
Em declarações à Angop, Justino Delgado frisou pretender conhecer melhor o mercado da música angolana e desenvolver o projecto de intercâmbio, devendo posteriormente proceder ao lançamento e venda do seu 10º álbum, em Fevereiro de 2012.
 
"Pretendo reforçar parceria com vários músicos angolanos, com os quais já trabalhei como o Maya Cool e Dj Dias Rodrigues.
 
Justino Delgado, de 47 anos, já esteve em Angola por três vezes, vive actualmente em Bissau, depois de estar radicado durante 22 anos em Portugal. É autor de vários sucessos, com destaque "Casamento" lançado em 1989, "Lola gabiana" (1998) e
Dun-D'tchom (2007).

Guiné-Bissau: Vários políticos guineenses podem ser detidos


Bissau – Depois de abortada a tentativa de destituir o Chefe de Estado-maior General das Forcas Armadas da Guiné-Bissau, Antonio Indjai, poderão vir a ocorrer detenções de alguns políticos suspeitos.
Segundo disse uma fonte militar à PNN, que confirma a existência de «fortes possibilidades» de se verificar o envolvimento de civis na frustrada insurreição, podem ainda vir a ser detidos alguns políticos suspeitos.

A residência do deputado e um dos destacados dirigentes do PAIGC (no poder), Roberto Ferreira Cacheu, foi violada na noite desta segunda-feira, 26 de Dezembro, por um grupo de homens fardados.

O referido político foi suspenso do partido, outrora indiciado no caso 4 e 5 de Junho de 2009, o qual resultara nas mortes de Baciro Dabo e Hélder Proença.

Muitos políticos deverão ainda ser sujeitos a convocação, no âmbito de uma comissão de inquérito, que vai ser criada para averiguar a identidade dos indivíduos implicados na intentona.

Sobre esta possibilidade, o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, não quis comentar, negando conhecer a existência de políticos implicados mas, apesar disso, dezenas de militares foram já presos, entre os quais estão soldados e oficiais.

Das altas patentes nas prisões militares figuram José Américo Bubu Na Tchutu, Chefe de Estado-maior da Armada, Watna Na Lay, antigo Chefe de Estado-maior do Exército na era de Veríssimo Correi Seabra e que actualmente desempenha as funções de Conselheiro do General António Indjai, bem como o actual vice-Chefe de Estado-maior do Exercito, Cletch Na Ghanh.

O móbil da revolta não foi patenteado porque os alegados autores não se fizeram apresentar mas foi possível apurar que o objectivo era inverter a ordem constitucional, mediante o afastamento do Chefe de Estado-maior
General das Forcas Armadas, António Indjai e a destituição do Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

Por motivos de saúde, o Presidente da República, Malam Bacai Sanha, não estará em condições de continuar a sua magistratura suprema em efectividade.

Lassana Cassama
(

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Guiné-Bissau: Movimento da Sociedade Civil denuncia "movimentações militares anormais" no país

Bissau, 26 dez (Lusa) - Um dirigente do Movimento da Sociedade Civil da Guiné-Bissau, Luís Vaz Martins, denunciou hoje a ocorrência de "movimentações militares anormais" nalguns quartéis do país o que disse tratar-se de "mais uma insubordinação dos militares" ao poder civil.
"Fala-se de uma eventual tentativa de assalto ao paiol militar em Bissau por indivíduos que teriam algo a reivindicar. Isso é muito grave porque numa sociedade que se queira democrática qualquer diferendo é resolvido por canais apropriados", afirmou Luís Vaz Martins, presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, uma das organizações agrupadas no Movimento da Sociedade Civil.
"Ainda não temos informações precisas, mas tivemos conhecimentos, através dos nossos canais de informação precoce, sobre a ocorrência de movimentações militares anormais nos quartéis, o que pode evidenciar mais uma insubordinação militar", disse ainda Vaz Martins.