quarta-feira, 14 de março de 2012

ÇAIS UM APOIO IMPORTANTE A CANDIDATO INDEPENDENTE MANUEL SERIFO NHAMADJO TRATA SE DO PROFESSOR DOUCTOR FRANCISCO JOSE FADUL LIDER DO PADEC







                                                Doutor Francisco José Fadul




COMUNICADO À IMPRENSA

(SOBRE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 18 DE MARÇO DE 2012)

A todos os militantes e simpatizantes do PADEC e à sociedade guineense

01.       No dia 18 do mês corrente, realizam-se no nosso país eleições a Presidente da República, num contexto de ditadura, corrupção e medo.
02.       O Presidente da República deve ser um cidadão activo na defesa dos interesses legítimos das pessoas. Em particular, na defesa da paz, da vida, da democracia, do Direito, da justiça, do bem-estar e da segurança de cada cidadão.
03.       Para tanto, o Presidente da República deve ser o primeiro garante do respeito da Constituição da República; deve ser o árbitro principal do funcionamento das instituições públicas; e deve ser o primeiro provedor dos direitos das pessoas, quer perante o Estado e os restantes serviços públicos, quer perante os interesses privados. Deve ter as mãos limpas.
04.       Por tudo isso, o Presidente da República deve ser pessoa capaz de se levantar contra toda a violação da Constituição e das leis, bem como contra todo o abuso de autoridade, contra toda a usurpação e excesso de poder do Estado, contra a miséria e a pobreza, contra toda a corrupção.
05.       Dos candidatos a estas eleições presidenciais,

a)     Alguns, nunca exerceram funções públicas de relevo e, portanto, não se prepararam nem politicamente, nem juridicamente, nem psicologicamente, nem eticamente para a mais alta magistratura da nação, magistratura que não deve ser vulgarizada e banalizada como se fosse uma coisa qualquer;
b)    Outros, já exerceram altas funções do Estado, mas todos conhecemos os abusos e crimes que cometeram, próprios das ditaduras mais sangrentas e nojentas; e sabemos como empobreceram o Estado e as pessoas, para poderem enriquecer com velocidade escandalosa;
c)     Outros ainda, já exerceram altas funções do Estado, mas sem nunca tomar posição contra crimes de órgãos e dirigentes do Estado, deixando
tudo à mercê da vontade dos criminosos que, montados no poder do povo, oprimem, dividem, atrasam e empobrecem os guineenses.

06.       Só um dos actuais candidatos mostrou ser capaz de erguer a voz com coragem contra a violação das normas; de se levantar e tomar uma posição de honra e dignidade, própria de um verdadeiro líder em democracia. E esse candidato é também um homem de diálogo e temente a Deus, na sua religião, que não é a minha.
07.       Este homem, é o candidato independente SERIFO NHAMADJO, conhecido Deputado da Nação e Primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular, isto é, um homem habituado a receber e a conviver pacifica e democraticamente, no parlamento nacional, com a oposição política às suas ideias e vontades.
08.       Todos os militantes e simpatizantes do PADEC são livres para apoiar e votar no candidato que entendam que reúne condições para, se vier a ser eleito, respeitar e fazer respeitar o nosso Partido conforme a lei, mesmo que o nosso Partido faça parte da oposição legal à opinião política desse futuro Presidente da República.
09.       Pessoalmente, eu, Francisco José Fadul, enquanto Presidente do PADEC, tenho o dever de esclarecer a opinião pública e os militantes e simpatizantes do PADEC em especial, sobre a minha posição neste momento grave da nossa História como nação e como Estado.
10.       Por isso, quero deixar claro que apoio e peço o apoio e o voto de todos os guineenses na pessoa do candidato independente SERIFO NHAMADJO, para completarmos com ele a etapa que falta para a consolidação da democracia no nosso país; para que o Estado comece de uma vez por todas a respeitar, sem inveja nem ódio, a vida, a integridade física, a capacidade e os direitos patrimoniais dos cidadãos; e, para que o Estado pare de assassinar, espancar e roubar, como acontece sempre que certas pessoas estão à frente dos órgãos executivos principais da nossa República, um Estado que foi feito prisioneiro, dentro do seu próprio território, por vende-pátrias assassinos e ladrões, sem sentimentos nem escrúpulos e, muito menos, amor e respeito pela Guiné-Bissau e pelos guineenses.
11.       Peço a todos os guineenses adultos que nenhum fique em casa: todos ao voto, para decidirmos o futuro que queremos, começando pela escolha de um verdadeiro Presidente da República!
12.       Que Deus abençoe a Guiné-Bissau e os guineenses!

                                                O PRESIDENTE,

                                                Doutor Francisco José Fadul