terça-feira, 15 de maio de 2012

JA ESTA FEITA AS PRIMEIRAS NOMEACAO DO NOVO PRESIDENTE INTERINO DA GUINE BISSAU

ADJA SATU CAMARA      -                  Chefe da casa civil da presidencia


MAMADO SERIFO DJAQUITE   -        Secretario geral da presidencia da republica


ADULAI DJIBRIL ARSENIO BALDE -  Conselheiro especial do presidente da republica


HENRIQUE ADRIANO SILVA  -          Conselheiro politico e diplomatico do presidente da republica


DINO SEIDE                              -            Chefe de protocolo da presidencia da republica

China espera que a Guiné-Bissau resolva crise através do diálogo


A China espera que todas as partes envolvidas na crise da Guiné-Bissau continuem a apostar no diálogo como forma de resolução do atual conflito, afirmou nesta terça-feira (15) o porta-voz da Chancelaria chinesa, Hong Lei.
A Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) anunciou há dias que o presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau assumirá a presidência interina, sendo esta uma solução que reúne o apoio de 90 países.
(tradução: Shi Liang  revisão: Miguel Torres)

AQUI ESTA A LISTA DIVULGADA HOJE PELA COMISSAO DA PAZ DA UNIAO AFRICANA COMO SENDO AUTORES MORAIS E MATERIAIS DE GOLPE DE ESTADO NA GUINE BISSAU

lista  2

Guiné-Bissau: Presidente de transição insta PAIGC a sugerir nome para primeiro-ministro


 O Presidente de transição da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, instou hoje a direção do PAIGC a indicar um nome que possa ser analisado para ocupar o cargo de primeiro-ministro, disse aos jornalistas Augusto Olivais, secretário nacional do partido.
Augusto Olivais falava aos jornalistas à saída de uma audiência que uma delegação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) manteve hoje com Serifo Nhamadjo, para a busca de solução de saída da crise que o país vive desde o golpe de Estado militar a 12 de abril passado.
"O Presidente da República, como tem estado a ouvir todos os partidos, fez-nos a proposta de o PAIGC indicar um nome ou nomes para a sua apreciação", para o cargo de primeiro-ministro, disse o secretário nacional do partido.

Guiné-Bissau: EUA apoiam nomeação de presidente interino Serifo Nhamadjo Ler mais: http://visao.sapo.pt/guine-bissau-eua-apoiam-nomeacao-de-presidente-interino-serifo-nhamadjo


Nova Iorque, 14 mai (Lusa) - Os Estados Unidos apoiaram hoje a nomeação de Serifo Nhamadjo como presidente interino da Guiné-Bissau, apelando a todos os atores da crise guineense para "aceitarem e trabalharem" com o novo governo.
"Saudamos a negociada nomeação de Serifo Nhamadjo como líder de um governo de transição e apelamos a todos os atores para o aceitarem e trabalharem juntos para trazer estabilidade, Estado de Direito, democracia, prosperidade e respeito pelos Direitos Humanos à Guiné-Bissau", refere nota enviada à Lusa pelo Departamento de Estado.
O PAIGC, partido no poder aquando do golpe de 12 de abril, e diversos parceiros internacionais da Guiné-Bissau, vinham defendendo o regresso ao poder do primeiro ministro eleito, Carlos Gomes Júnior, e a realização da segunda volta das eleições presidenciais interrompidas, em que este era o favorito à vitória.