terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Presidente em exercicio da Assembleia Nacional é candidato às eleições para a presidência



O primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional da Guiné-Bissau, Serifo Nhamadjo, apresentou a sua candidatura a Presidente da República e vai disputar com o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, o apoio do PAIGC, partido no poder, noticiou a Lusa.  
Com eleições presidenciais marcadas para 18 de Março, na sequência da morte do Presidente Malam Bacai Sanhá, o PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), deve escolher dentro de poucos dias o candidato que vai apresentar ao escrutínio.
Carlos Gomes Júnior, presidente do partido, já se afirmou como “candidato natural”, mas Serifo Nhamadjo disse no sábado que também é candidato, considerando-se herdeiro e continuador dos valores e do trabalho do Presidente Malam Bacai Sanhá.
A cerimónia de apresentação da candidatura estava marcada para as 16H00 locais no salão nobre da sede do PAIGC, em Bissau, mas só começou duas horas depois, em camiões estacionados em frente ao edifício, que esteve sempre fechado a cadeado. 
A questão da sede do partido estar encerrada não foi referida, mas a colagem a Malam Bacai Sanhá foi constante, a começar com um cartaz pendurado num dos camiões: “Obra di Mangas ca na para” (a obra de Malam Bacai Sanhá não para). “Nhamadjo presidente”, gritavam as centenas de pessoas que compareceram no local. Foi considerado no “comício” improvisado como um “candidato de consenso, da união nacional e da concórdia. Se vocês gostam de Malam Bacai Sanhá, escolham Serifo para o substituir que ele vai seguir o seu trabalho”, gritavam a colunas de som instaladas num camião, de onde Serifo Nhamadjo disse: “mais do que um candidato é um exercício normal de democracia dentro do PAIGC”. Afirmando-se contra sectarismos, Nhamadjo disse que quer seguir os passos do antigo Presidente: “juntar as pessoas e não de as dividir”. 
Na apresentação da candidatura estiveram diversos membros do comité central do partido, órgão que é composto por 351 elementos, aos quais cabe a tarefa de escolher o candidato. Embora sem críticas a Carlos Gomes Júnior, Serifo Jakité, membro da candidatura de Nahmadjo, reafirmou que o primeiro-ministro recebeu o voto do povo para governar todo o mandato e não para desistir para se candidatar a Presidente.
A Guiné-Bissau já começou a preparar as condições para realizar as eleições antecipadas, com a investidura dos membros das comissões eleitorais regionais.