quarta-feira, 6 de março de 2013

Guiné-Bissau: José Mário Vaz anuncia candidatura à liderança do PAIGC


Bissau - O ex-ministro das Finanças, José Mário Vaz (JOMAV) vai comunicar publicamente, esta quinta-feira, 7 de Março, a sua candidatura à liderança do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).
Em declarações à PNN, o Director de Campanha de JOMAV disse que chegou a atura para os «peixes grandes deixarem de engolir peixes pequenos», referiu Avelino Cabral, sublinhando que esta candidatura vai permitir aos guineenses uma reflexão para a mudança de rumo no processo de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Avelino Cabral disse ainda que a candidatura de JOMAV visa ter uma liderança forte na direcção do PAIGC: «Saímos de uma situação complicada. Para encontrar este país é preciso uma liderança forte do partido», referiu o responsável pela campanha, admitindo que, com o decorrer do tempo, a candidatura possa ser apoiada por outros pretendentes à direção do PAIGC.

O grande número de candidatos que pretende assumir a direção do partido foi considerado por Avelino Cabral como uma oportunidade para os guineenses que têm como objectivo servir o país.

«Isto é uma oportunidade porque, desde a história do partido, nunca se verificou esta corrida à liderança», referiu.

José Mário Vaz, Domingos Simões Pereira, Braima Camara e Aristides Gomes são alguns dos candidatos que visam a Presidência do PAIGC.

Sumba Nansil
PNN

CONAEGUIB agenda mais uma vigília em frente da Presidência da República esta semana



Interior de uma sala de aula na Guiné-Bissau

Bissau (Rádio Sol Mansi-RSM, 5 de Março de 2013) –  A Confederação Nacional das Associações de Estudantes da Guiné Bissau (CONAEGUIB), agendou para esta quinta-feira, dia 7, mais uma vigília em frente da Presidência da República.
Para esta organização estudantil, trata-se de uma forma de exigir o respeito pelos direitos da sua classe salvaguardados pela constituição da República.
A organização pede a todos os estudantes das escolas públicas, funcionários públicos, militares, polícias, a Guarda Nacional e motoristas a participarem da vigília de forma ordeira, pacífica, e que cada um se traje de camisola branca ou de uniformes escolares com uma ou mais velas nas mãos.
A solidariedade das escolas privadas bem como de estudantes do ensino médio e superior foi igualmente solicitada, refere nota informativa da CONAEGUIB.

Engenho explosivo mata pai e filho em Fanhi no setor de Nhacra


Bissau (Rádio Sol Mansi-RSM, 5 de Março de 2013) –  Um engenho explosivo que aparentava manifesto desgaste do tempo, matou segunda-feira um homem e seu filho na aldeia de Fanhi, área administrativa de Nhacra.
A explosão ocorreu por volta das 15 horas locais, logo que o homem quis utilizar a granada para algum serviço com a catana.
Segundo um testemunho em Fanhi, tratou-se de uma granada que o malogrado cidadão teria desenterrado no local onde formava blocos de terra batida e dava a impressão de completamente desgastada pelo tempo. E não se sabe se os malogrados sabiam se se tratava de uma granada ou não.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Uma ala do PRID decide juntar-se ao PAIGC



Aristides Gomes, Líder do PRID

Bissau (Rádio Difusão Nacional-RDN com GBissau.com, 3 de Março de 2013)–  O PAIGC pode ficar mais reforçado, visto que uma do Partido Republicano para a Independência e Desenvolvimento (PRID), liderada pelo ex-líder desta formação política na oposição, Aristides Gomes, pode anunciar o seu regresso ao partido.
Este eventual regresso de Aristides Gomes e de tantos outros dirigentes, militantes e simpatizantes do PRID ao PAIGC devia ter sido anunciado na tarde de domingo findo em conferência de imprensa.
Este pré-anunciado regresso de Aristides Gomes ao PAIGC surge na sequência de uma renhida luta dos dirigentes do PRID pela liderança do partido.
Na primeira quinzena do mês de Janeiro deste ano, o Supremo Tribunal da Justiça (STJ) legitimou a actual direção do PRID, cujo líder, António Afonso Té, fora eleito no final do último congresso extraordinário desta formação política.
Na ocasião da legitimação da sua direcção pelo STJ, Afonso Té prestou as seguintes declarações à imprensa:
“É uma satisfação, devo dizer que mais uma vez a justiça foi feita, não por ser favorável à atual direção do PRID. Sabemos que o PRID é um partido que tem muitas coisas para dar a Guiné, as pequenas contradições que temos no nosso seio não deveriam chegar a este ponto, mas, infelizmente, chegaram, devido a atitude de pessoas sobre quem duvidamos que, de facto, têm interesses”.
Agora, não se sabe até que ponto o regresso de Aristides Gomes ao PAIGC afectará o partido que ele próprio fundou, o Partido Republicano para a Independência e Desenvolvimento (PRID).
GBISSAU

Esquadras da POP dos sectores de Tite e Catió estão agora reforçadas com meios de garantia de segurança



Basílio Sanca, Secretário de Estado da Ordem Pública
Bissau (Rádio Difusão Nacional-RDN, 3 de Março de 2013) –  As Esquadras da Polícia da Ordem Pública (POP) dos sectores de Tite, na região de Quínara e de Catió, região de Tombali, todas elas no sul do país, foram no último fim-de-semana reforçadas com meios de garantia de segurança às populações locais.
O Ministério do Interior procedeu à entrega de duas viaturas, um lote de fardamento, algemas e outros materiais destinados àquelas duas esquadras no sul do país.
O acto de entrega foi presidido pelo Secretário de Estado da Ordem Pública, Basílio Sanca.
GBISSAU