quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PAIGC e partidos que o apoiaram nas últimas eleições querem um governo de base alargada


 Sede do Partido Africano da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em Bissau
O Partido Africano para a independência da Guiné e Cabo Verde ( PAIGC) e partidos políticos que o apoiaram nas últimas eleições presidenciais, defendem a formação de um governo de base alargada e de inclusão.
Esta posição foi revelada à imprensa terça-feira pelo porta-voz do PAIGC, António Óscar Barbosa, vulgo Cancan, no final de um encontro decorrido na sede nacional do PAIGC, em Bissau.
“… aqui na sede do partido, todas as formações políticas que apoiaram o PAIGC após os acontecimentos de 12 de abril último, procederam à uma análise profunda sobre a evolução política nacional, em consequência da assinatura do Pacto e Acordo Político de Transição pelos partidos que o subscreveram no passado dia 17 de janeiro numa cerimónia decorrida na sede da ANP”, indicou.
“O PAIGC foi representado pelo camarada Comandante Manuel Saturnino da Costa e primeiro vice-presidente do partido, que informou os seus parceiros das razões que levaram o partido a assinar os dois documentos de transição em nome dos superiores interesses do povo da Guiné Bissau”, adiantou.
António Óscar Barbosa citou os partidos e seus representantes que presenciaram o encontro, a saber, o representante do Centro Democrático (CD), do Partido popular Democrático (PPD), Partido da Nova Democracia (PND), União Patriótica Guineense (UPG), Partido da Solidariedade e Trabalho (PST), Partido para o progresso (PP) e Partido Unido Social-Democrata (PUSD).
“Todos esses partidos expressaram, de forma inequívoca, a sua solidariedade para com o posicionamento assumido pelo PAIGC e os outros partidos por forma a viabilizar a transição política na Guiné Bissau e reafirmaram, com firmeza, a necessidade de mantermo-nos a coesão e unidade em torno dos valores democráticos e constitucionais”, lembrou.
“Todos os partidos presentes na reunião reafirmaram a necessidade urgente de formação de um Governo de base alargada, mas verdadeiramente inclusivo e de emanação parlamentar. Os partidos da frente democrática e constitucional defenderam o surgimento deste Governo – de base alargada, inclusivo e de emanação parlamentar – como uma necessidade urgente de fazer reintegrar a Guiné Bissau no concerto das nações, através de uma governação responsável e legítimo”, sublinhou Cancan.
Nesse sentido, se fez ele ouvir ainda, apelamos a sua excelência, todos os partidos – o PAIGC e todos os outros partidos presentes na reunião – apelamos a sua excelência senhor presidente da República de Transição e a comunidade internacional, no sentido de tudo fazerem para se operacionalizar, o mais rapidamente possível, a formação do aludido governo de base alargada e de emanação parlamentar, verdadeiramente inclusivo, bem como exigem, em consenso, a que as Organizações internacionais que acompanham a situação política no país lutem para que esse nosso objectivo seja alcançado.
A reunião teve o seu início as 10 horas e só terminou por volta das 14 horas mais tarde na sede nacional do PAIGC, revelou ainda António Óscar Barbosa.
GBISSAU

Sem comentários:

Enviar um comentário