quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

PAIGC assina hoje o Pacto e o Acordo Político de Transição na Guiné Bissau


Sede do Partido Africano da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) em Bissau
Bissau (Rádio Bombolom-FM, 15 de Janeiro de 2013) –  O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) vai assinar esta quinta-feira, em Bissau, o Pacto e o Acordo Político de Transição em curso na Guiné Bissau.
Esta informação foi avançada terça-feira pelo porta-voz dos libertadores, Óscar Barbosa, que adiantou que o seu partido quer com isso salvaguardar a defesa e o interesse da Guiné Bissau.
“Nós, durante todo o processo de 12 de abril a esta parte, temos demonstrado, com muita serenidade, experiência e patriotismo a nossa defesa dos interesses superiores do povo da Guiné Bissau. O PAIGC tem atuado na base daquele interesse que é da Guiné Bissau, nós queremos um retorno à constitucionalidade, mas existem caminhos que devem ser andados”.
“Se é a assinatura do Pacto e Acordo de Transição Política que constitui um passo, é mais um passo. Logo a seguir, veremos o que será o governo. Porque o PAIGC tem manifestado sempre (a necessidade) de criação de um governo inclusivo, posto que não se pode fazer um governo no país excluindo o PAIGC e os outros partidos”, advogou.
“O PAIGC é um partido grande demais para passar fora da carroça, ele tem que estar dentro de qualquer processo. Vamos assinar o nosso Pacto e Acordo de Transição Política, provavelmente esta semana, na quinta-feira na Assembleia Nacional Popular”, anunciou.
Dado a pronunciar-se sobre o processo de reconciliação na família do PAIGC, Óscar Barbosa garantiu que tudo se poderá efetivar antes do final de fevereiro que vem.
“O dissemos que o conselho nacional de jurisdição vai apresentar o seu trabalho em termos de sanções, não pode perdoar alguém cujo castigo se desconhece. Porque, a clemência só vem depois do julgamento. Somos um partido responsável, queremos saber o que cada um fez e quais as sanções para cada um. Depois, senter-nos-emos juntos vis-à-vis para a crítica e autocrítica”, afirmou.
Óscar Barbosa, vulgo Cancan, anunciou o maio próximo como mês que o Comité Central do PAIGC escolheu para a realização do oitavo congresso do partido na vila de Cachéu, congresso esse que terá como lema – “Inspirados em Amílcar Cabral, a União de todos e Fortalecimento do PAIGC rumo ao Desenvolvimento”.
GBISSAU

Sem comentários:

Enviar um comentário