segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Bissau: Crise energética sem precedentes por três semanas


Wasna Papai Danfa, o Director da EAGB
A Guiné-Bissau está a enfrentar uma crise energética “sem precedentes” durante as últimas três semanas, disse Wasna Papai Danfa, o Director da EAGB (Empresa de Águas e da Energia Eléctrica), durante uma conferência de imprensa em Bissau, na passada sexta-feira.
“A crise de energia com grandes repercussões sobre o abastecimento de água e de electricidade na capital Bissau e no país inteiro deve-se à ruptura de stock de combustível por parte dos operadores económicos locais “, alegou Wasna Papai Danfa.
“Nós imediatamente pedimos ajuda aos operadores senegaleses que levam tempo para virem ao nosso socorro devido às dificuldades logísticas que também estão enfrentando, especialmente em termos de tanques de transporte”, informou.
Além disso, acrescentou o Director da EAGB, “não temos mais do que um grupo de cinco megawatts, enquanto os outros dois com a mesma capacidade já tinham falhado.”
“A EAGB precisa de pelo menos 20 megawatts e 3.000 litros de combustível por dia para o abastecimento regular da cidade de Bissau”, disse.
Actualmente, segundo Wasna Papai Danfa, a EAGB produz apenas 6 megawatts que apenas dá para fornecer energia apenas a um terço da capital Bissau. Serão precisos pelo menos mais 11 megawatts para atender às necessidades de energia, concluiu

Sem comentários:

Enviar um comentário