quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tribunal volta a suspender eleições na Federação de Futebol








fortepresenapolicialnaffgbparatravarosprotestosdosjovensO Tribunal Regional de Bissau (TRB) suspendeu as eleições para o cargo do presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) que estavam
previstas para hoje, dia 7 de Dezembro, respondendo assim à providência cautelar interposta pela candidatura reprovada de Manuel Nascimento Lopes (vulgo Manelinho) à revelia dos estatutos da FFGB, pelo Secretário Geral da Direcção cessante daquele órgão federativo.
Há uma semana (dia 26 de Novembro), o Tribunal Sectorial do Bairro de Belém em Bissau tinha igualmente adiado estas mesmas eleições em resposta à providência cautelar da candidatura de Manelinho, mas o mesmo tribunal emitiu no dia 2 de Dezembro um despacho, considerando que esta matéria desportiva não é da sua competência, consequentemente, a FFGB marcou para o dia 7, hoje, novamente o escrutínio que ficou suspenso desta vez pelo TRB.
Em causa destes desentendimentos, estão as alegadas irregularidades em termos de preenchimento de requisitos do candidato Manuel Nascimento Lopes exigidos pelo estatuto da FFGB para qualquer concorrente à presidência desta maior organização futebolística nacional.
Para estas eleições, José Medina Lobato é o único candidato aprovado pela Secretaria-Geral da Federação de Futebol para a sua própria sucessão tal como nas eleições passadas que não teve concorrente. Aliás, podem ser diferentes as alegações mas o certo é que a história está-se a repetir. Recorda-se que a candidatura de Armando Manhiça foi invalidada nas últimas eleições.
Na manhã de hoje, viveu-se um ambiente de grande perturbação na sede da FFGB, sita no Bairro de Alto Bandim. Um número considerável de jovens afluíram em massa, protestando com o slogan “não há congresso com um único candidato – Lobato fora”.
Estes protestos de jovens fizeram com que a Polícia de Ordem Pública disponibilizasse cerca de 25 polícias de Intervenção Rápida para acalmar os ânimos mas não conseguiu, o desfecho foi uma troca de lançar de gás lacrimogéneo pelos fardados por um lado e apedrejamentos pelos jovens por outro lado.
Não foi fácil ao actual presidente da FFGB e candidato à sua própria sucessão e os seus apoiantes saírem da sede da Federação. Os polícias tiveram que ludibriar os protestantes, transportando Lobato na viatura de um oficial da polícia.
Agora resta saber para quando a nova data das eleições sem problemas? A candidatura de Manelinho passa ou não passa? Qual será o desfecho destas eleições e qual deve ser uma solução consensual? Estas são algumas das questões à volta do escrutínio na FFGB.      



Sem comentários:

Enviar um comentário