quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

para os guguis que nao conhece o salvador tchando embalo vulgo tchando


Salvador 'Tchando " Embalo vem de um pequeno país na costa oeste da África, chamado Guiné-Bissau. Ele cresceu na cidade de Bafatá. Nascido em uma tribo Fula, (lado do pai) cercado pelas tradições Mandinka, Tchando expressa a fusão dessas duas grandes culturas.

 Quando criança, aprendeu a tocar Tchando "falando tambores", e dois e três strings "guitarras" Mola e Hoddo, todos os instrumentos tradicionais Fula.Tchando então se mudou para a capital Bissau, onde ele aprendeu a tocar violão de seis cordas, que agora se tornou seu principal instrumento. O bairro onde ele morava era principalmente Mandinka dominado e ele aprendeu rapidamente, entre outros, como jogar o N'Dium Cutil e os tambores Cutil Ba tão bem que ele foi contratado como músico em cerimônias diferentes mandinga.
 
Mas Tchando não só estava interessado em sua música. Ele também é um grande defensor da justiça. Ele estava muito consciente e perturbado por violações dos seu próprio país de direitos. Portanto Tchando levantou-se e desafiou o governo da Guiné-Bissau. Ele pagou por esse desafio com uma sombria dois anos de prisão (1977/1979). A Amnistia Internacional teve que intervir e colocar pressão sobre o governo da Guiné-Bissau, que finalmente tentou Tchando e alguns de seus amigos em um tribunal militar, 20 meses depois de ser detido sob a acusação de traição.

 
Em 1982, mudou-se para Tchando Portugal onde iniciou sua carreira profissional.Aqui, Tchando feitas gravações com o cantor Fernando de Carvalho, participaram do Issabary banda (fundada e nomeada por ele mesmo) e vários outros.Por três anos (1985-1988), Tchando trabalhou como músico de estúdio em Paris.Ele tocou e gravou com vários artistas, entre outros Kaba Mané, com quem gravou e produziu dois álbuns e excursionou por toda a Europa.
 
Tchando resolvido na Dinamarca em 1988, e desde então tem participado como cantor e guitarrista em muitas orquestras diferentes, além de ser arranjador e compositor para outros artistas. Em 1990, Tchando participou nas gravações como um co-arranjador e cantor do coro na canção "Light In Your Heart 'escrita por Bernie Taupin e Martin Page, por" Dark Passion' do álbum topselling pelo cantor pop-rock dinamarquesa, Hanne Boel.

 
Duas vezes, em 1992 e 1995, Tchando teve a oportunidade de trabalhar como compositor para teatro experimental dinamarquês, trabalhando em estreita colaboração com o diretor e dramaturgo.
 
Em Novembro de 1992, Tchando lançou seu primeiro álbum solo 'Naton' ('Guest'), que o colocou no World Music Charts Europe. Duas músicas do álbum 'Kambés "este álbum e" Ussak N'dja "foram selecionados para CDs de compilações Afrolatin, ou seja" Afrolusamerica "(Música Tropical, Alemanha), e Big Noice" (lançado pela Rykodisc, EUA).
 
No início de 1994, Tchando decidiu voltar às suas raízes, a cultura dos Fulani e mandinga. A scolarship pelo dinamarquês compositor DJBFA associação, o fez capaz de viajar por seis meses na Guiné-Bissau para uma pesquisa thourough musical.
 
Durante o maior festival Africano no mundo, Imagens da África em Copenhague Junho de 1996, Tchando participou de uma noite Galla especial como artista convidado para Manu Dibango é 'Wakafrika' juntamente com Angelique Kidjo, Kanza Lokua, Seta Toure eo lendário Hugh Masekela.
 
Na semana 41, Outubro de 2000, remix KGRush de Tchando de 'MansaYa' foi feito para o 'Powerplay da Semana' no canal da Dinamarca maior rádio, P3.

Sem comentários:

Enviar um comentário